Albano Artur Dembogurski, nascido em 23/01/1958 na cidade de Três de Maio no Rio Grande do Sul – Br, descendente de família de poloneses, que imigraram no inicio do século passado para aquela região. Junto com seus pertencem trouxeram algumas colméias de abelhas caucasianas, uma das cinco espécies que entraram na formação do híbrido Apis mallífera brasileira que ocupa os três continentes americanos e utilizados pela quase totalidade dos apicultores.
Ainda muito jovem sua família se mudou para Foz do Iguaçu no Pr, sendo que seu avô Pedro Dembogurski, já viúvo, veio com eles. Albano com apenas seis anos de idade, já o acompanhava na lida com as abelhas, com quem aprendeu os primeiros passos nesta atividade. Infelizmente o avô Pedro não viveu muito tempo ele faleceu quando Albano tinha 11 anos, porém foi mais do que suficiente para que seu neto adquirisse com seus ensinamentos uma verdadeira paixão por esses insetos tão laboriosos.
Nesta época Albano já estudava em uma escola agrícola com formação de Técnico em Agropecuária, onde uniu seus conhecimentos práticos com a parte técnica da apicultura.
Em 1978, Albano entra na faculdade de Zootecnia na Universidade Estadual de Maringá-PR. Já no primeiro semestre procura o departamento de apicultura e começa a desenvolver projetos de pesquisas na área. Nesta época conhece a também estudante de zootecnia e entusiasta pela apicultura Sônia Alexandrino, com viria a se casar no final do curso, e desenvolveram trabalhos juntos durante toda a vida acadêmica.
Em 1982, depois de formados, casaram e mudaram para Campo Grande-MS, uma região totalmente diferente daquela em que estavam acostumados a trabalhar com as abelhas. O desafio foi grande, porque o clima, a vegetação ausência de apicultores na região para servir de referencia, foram algumas das limitações encontradas.
Em 1983, Albano juntamente com alguns interessados por abelhas, fundou a ASA (Associação Sul-matogrossensse de Apicultores), com reuniões mensais, e havia naturalmente troca de experiências e os problemas foram gradativamente sendo contornados e enfim a apicultura começou a tornar um negócio com a realização em 1984 a primeira feira de mel de Campo Grande, que foi um grande sucesso de público, vendas e mídia.
Com isso apareceram os empresários do comércio da região interessados em adquirir seus produtos, daí nasceu a necessidade de constituir um empresa para comercializar de forma legal. A primeira coisa que veio em nossa mente era fazer uma justa homenagem à aquela pessoa que nos fez apaixonar por esta atividade, nascendo assim a empresa Apiários Vovô Pedro Ltda.
Instalada em uma área rural próxima de Campo Grande-MS na Br 163 Km 458, em uma propriedade chamada Cidade das Abelhas, que abriga a residência de seus proprietários (Albano e Sônia), casa de funcionários, um moderno entreposto de mel com SIF (Serviço de Inspeção Federal), loja de fábrica, comercializa seus produtos para vários estados e esta apta a exportar. Esta propriedade recebe para fins didáticos e pedagógicos, estudantes de todas as faixas etárias desde pré-escola até universitários e ainda serve de referencia para apicultores de toda região.
Hoje a empresa conta com um quadro de vários funcionários e auxiliares dentre eles Alexangelo Dembogurski, filho de Albano e Sônia, que demonstra que a tradição da apicultura na família dos Dembogurski deve continuar por mais gerações.